Quer proteger seus direitos autorais? Neste post você pode aprender o que é preciso sobre o copyright. Confira!
Você sabe o que é copyright? Toda pessoa que produz conteúdos originais e se esforça para atuar dentro da lei precisa conhecer esse conceito. Afinal, trata-se de uma proteção importante a seu trabalho intelectual.
Com a popularização da internet, a comercialização de produtos digitais surgiu como uma tendência que atende às necessidades do novo consumidor. No entanto, a pirataria e o uso sem autorização de materiais é um sério problema.
Treinamento Fórmula Negócio Online
Continue a leitura para aprender mais sobre o copyright e descobrir como proteger seus produtos no mundo virtual!
O que é copyright?
O copyright nada mais é que o direito autoral. Por meio desse registro, o autor de uma obra pode receber os lucros provenientes de sua venda ou processar aqueles que a utilizam sem autorização ou as copiam.
Quando falamos em obra, é interessante destacar que estão incluídos nesse grupo diversos produtos da indústria intelectual e cultural, entre as quais podemos citar:
Copyright x registro de marca: quais as diferenças?
Muitas pessoas confundem a marca registrada com o copyright. Mas é preciso saber que não estamos falando da mesma coisa!
A marca registrada, também conhecida como Trademark, é representada pelos símbolos “™” ou “®”. Ela é utilizada para distinguir uma organização das outras e impede que cópias do logotipo ou do nome sejam usadas no mercado.
Quer um exemplo? Nike, Apple e McDonald’s são marcas registradas. Isso significa que outras organizações não podem copiá-las. Caso isso ocorra, cometerão uma infração de marca, especialmente porque isso gera confusão e induz o consumidor ao erro.
Por outro lado, o copyright é usado para proteger artes e trabalhos intelectuais e criativos individuais. Ou seja, não é destinado à proteção de logos empresariais.
Imagine que você foi contratado para criar o logotipo de um empreendimento. Nesse caso, não terá direitos autorais sobre ela, pois essa criação não é considerada como um de seus bens. Tecnicamente, ela passa a integrar o patrimônio da organização e, portanto, está resguardada pela lei de marca registrada.
Quais os aspectos jurídicos do copyright?
Na era dos dados e da informação não é difícil concluir o quanto o copyright é importante para as organizações que se preocupam em se proteger de fraudes de violações digitais.
Exatamente por isso, a lei cuidou de regulamentar essas regras e garantir que o autor tenha liberdade exclusiva de uso e lucro por suas criações.
Vale a pena destacar que essas normas são semelhantes em todo o mundo, já que existem tratados internacionais que visam uniformizar a proteção e tornar os procedimentos mais simples e rápidos.
A Conversão de Berna é o documento internacional mais famoso sobre o tema e foi ratificado com 164 países, incluindo toda a América, Europa e Ásia. Com isso, seu copyright passa a ser reconhecido em diversos locais do planeta. Treinamento Fórmula Negócio Online
Para tanto, é preciso cumprir com alguns requisitos, em especial o aviso de direitos autorais no produto, contendo:
Por que se preocupar com segurança digital?
Você deve ter percebido que o procedimento para ter seus direitos autorais resguardados não é complexo. Além do mais, o investimento inicial é baixo, comparado aos benefícios proporcionados a seu negócio.
Ainda assim, muitos empreendedores e produtores de conteúdo deixam de lado essa estratégia e enfrentam problemas constantes com pirataria, plágio e uso indevido de suas obras.
Com o amplo acesso à internet, isso pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Copiar, reproduzir e vender materiais de terceiros se tornou mais fácil, exigindo decisões inteligentes dos verdadeiros autores.
Ver seu produto sendo utilizado por outras pessoas que não tiveram nenhum esforço para produzi-lo é muito ruim, não é mesmo? Confira, a seguir, os benefícios da segurança digital!
Deixe um comentário